Fundado em 1997, o escritório de arquitetura paulistano Andrade Morettin Arquitetos Associados começou com uma parceria entre Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, que mais tarde incluiu os arquitetos Marcelo Maia Rosa e Renata Andrulis. O escritório hoje soma mais de duas décadas de história e uma ampla gama de atuações.
Trabalhando em diversas escalas e projetos de natureza bastante variada, o escritório atua tanto no setor público como no privado e busca um equilíbrio entre forma e construção. Sem se render às limitações dos fatores legais e orçamentários e respondendo às demandas do projeto e dos clientes, o escritório busca transformar soluções construtivas simples e materiais convencionais em espaços de qualidade e edifícios que se integrem e agreguem ao tecido urbano, sem perder o apreço pela inventividade, inovação e qualidade arquitetônica.
Sua produção ao longo desses mais de 20 anos de estrada soma referências arquitetônicas contemporâneas à herança modernista brasileira, realçando as tradições locais enquanto cria sua própria linguagem com traços atuais. Para além da preocupação construtiva, seus projetos trazem a técnica como elemento primordial, cuidando do conforto térmico e acústico sem perder de vista a importância da experimentação e inovação, explorando diferentes técnicas de revestimento, peles, brises e outros elementos que dão identidade a cada projeto.
O escritório acumula prêmios e publicações desde 1998, dentre os mais recentes o Prêmio IABsp “Edificação Institucional” de 2019, pelo projeto IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, menção honrosa no Prêmio Regional LafargeHolcim Latin America pelo mesmo projeto, ou ainda sendo finalista do Prêmio Mies Crown Hall Americas de 2018 pelo projeto do Instituto Moreira Salles na Paulista. A seguir, veja uma seleção de projetos do escritório: